Sobre


NEOLEGIS é uma iniciativa criada para modernizar o processo legislativo das Câmaras de Vereadores do Brasil. Contudo, a iniciativa NEOLEGIS vai mais longe: ela busca solucionar uma grande demanda da própria sociedade civil sobre o papel dos vereadores em cada município.

É de conhecimento geral que os portais de transparência de todas as Câmaras de Vereadores disponibilizam à sociedade todas as informações referentes as despesas de cada Poder Legislativo Municipal em geral e de vereador individualmente. Ocorre que a transparência dos Poderes Legislativos Municipais precisa ir mais longe: a sociedade precisa saber também todo o trabalho desenvolvido pelos vereadores eleitos dentro de cada Câmara de Vereadores do Brasil.

Com a iniciativa NEOLEGIS, os vereadores terão em suas mãos uma grande ferramenta – legal – de exposição de seus trabalhos enquanto representantes do povo junto à Câmara de Vereadores. Desta forma, além de modernizarmos o trâmite de documentos nas Câmaras de Vereadores, estaremos apresentando à própria sociedade, através da iniciativa NEOLEGIS, uma resposta desta nova legislatura: A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR EM CADA MUNICÍPIO BRASILEIRO.




Funcionalidades




Modernização do Trâmite de Documentos


O software NEOLEGIS possibilitará o trâmite de todas as proposições em cada Câmara de Vereadores em formato digital, eliminando completamente a necessidade de utilização de papéis, através da segurança de uma assinatura digital efetuada através de certificado digital. Ainda, o mesmo software apresentará uma forma facilitada de emissão dos despachos e pareceres das comissões regimentais, que poderão ser emitidos com simples comandos em cada computador, até a votação final de cada proposição.

São características do sistema NEOLEGIS:

● Sistema de gestão do processo legislativo;

● Sistema de elaboração de pareceres das comissões regimentais totalmente automatizado;

● Sistema de votação das proposições totalmente automatizado;

● Sistema de transmissão em áudio e vídeo e arquivamento de todas as sessões legislativas;

● Diário Oficial Eletrônico para publicação dos atos oficiais do Poder Legislativo;

● Protocolo eletrônico de proposições, inclusive automaticamente, com certificação digital, de outros Poderes (Poder Executivo);

● Padronização dos documentos relativos ao processo legislativo;

● Portal de Leis Municipais;

● Automatização plena e integral do processo legislativo, autorizando, com a segurança da certificação digital, a automatização de todo o processo, eliminando a necessidade de uso de papel.




Transparência do Trabalho dos Vereadores


Através de um aplicativo desenvolvido para telefones e smartphones, qualquer cidadão poderá acompanhar o trabalho de cada vereador. Todas as proposições estarão disponíveis na internet, e o aplicativo funcionará como uma espécie de “rede social” de cada Câmara Municipal: através dela, cada vereador terá uma importante ferramenta – legal – de divulgação do seu trabalho dentro do Poder Legislativo Municipal.

O aplicativo permitirá ao cidadão um rápido, ágil e fácil acesso ao trabalho de cada vereador. Também permitirá a transmissão de cada sessão legislativa, sendo que cada usuário cadastrado receberá uma notificação quando a transmissão estiver ao vivo, online. Permitirá também a consulta de todas as sessões legislativas gravadas, possibilitando uma verdadeira rede social de interação entre o vereador, seus eleitores e os cidadãos de seu município.

São características da rede social:

● Transparência de todos os atos legislativos;

● Acessibilidade através de computadores ou de aplicativos para tablets ou smartphones, em plataforma IOS, Android e Windows Phone;

● Publicação automática de todas as proposições, dos resultados das votações, e da agenda eletrônica do vereador;

● Integração com as demais redes sociais;

● Possibilidade do usuário seguir qualquer vereador(a) ou Câmara de Vereadores, recebendo notificação de todos os atos do agente político ou órgão público seguido;

● Possibilidade do usuário assistir todas as sessões legislativas e acessar todo o histórico de sessões gravadas pelo aplicativo da Rede Social NEOLEGIS.




Consultoria Especializada


O software NEOLEGIS oferecerá, de forma integrada, uma consultoria legislativa especializada nas áreas de: contabilidade de órgãos públicos; gestão de pessoal em órgãos públicos; processo legislativo; elaboração de projetos de leis, decretos legislativos e resoluções; orientações técnicas sobre as matérias envolvendo a Câmara de Vereadores.




Estudos e Treinamentos


A iniciativa NEOLEGIS pode ser considerada como uma verdadeira solução às Câmaras de Vereadores do Brasil. Além do software, do aplicativo e da consultoria especializa, ofereceremos também estudos, materiais informativos e treinamentos nas mais variadas áreas de interesse de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e servidores públicos.